Transporte Cegonha

Transporte de Carros

Os caminhões cegonha são os principais veículos utilizados no transporte de carros. Saiba mais como funciona o serviço fornecido através desses caminhões.

Caminhões cegonha são veículos especiais, voltados para o transporte de veículos. Esses caminhões fornecem a segurança e agilidade necessárias para transportar grandes quantidade de carros entre longas distâncias, e são muito utilizados por montadoras, locadoras e pessoas físicas.


Faça sua cotação grátis!
Serviço de Transporte de Veículos

Transporte de Veículos em Caminhões Cegonha

Caminhão Cegonha é o nome dado para o tipo de carreta especializada no transporte de carros. Os caminhões cegonha são constituídos por dois pisos, sendo que o de cima é pode ser abaixado através da ação de um mecanismo de macacos hidráulicos, permitindo assim o carregamento e descarregamento dos carros. Os caminhões cegonha transportam de dez a onze veículos. Alguns podem transportar mais.

Caminhões Cegonha são comumente utilizados para transportar carros novos das fábricas para as concessionárias e outros revendedores. No Brasil, o transporte de veículos usados é também uma grande indústria, movida por donos de carros que estão se mudando e preferem transportar o carro ao invés de dirigir, e, com o crescimento dos e-commerces, por compradores que estão adquirindo seu carro através da internet e precisam que o carro seja entregue em sua cada.

Os caminhões cegonhas podem ser fechados, possuindo paredes como caminhoões de carga convencionais (onde o compartimento de carga é como uma caixa), o que oferece mais proteção ao custo de uma menor capacidade; ou podem ser abertos, com um design de tubos de metal, o que expõe os carros mas fornecem maior capacidade. Um caminhão cegonha convencional transporta entre 10 e 11 carros, dependendo do tamanho do carro.

Os caminhões cegonha geralmente têm um design de dois andares, com ambos os decks subdivididos em várias rampas hidráulicas que podem ser inclinadas e levantadas independentemente umas das outras. Ao dos guinchos, que muitas vezes precisam transportar veículos que não estão em operação, os reboques de veículos não estão equipados com carregadores ou guinchos. Em vez disso, dependem do funcionamento dos veículos para serem carregados. O sistema hidráulico dos caminhões cegonha permite que as rampas sejam alinhadas em um declive para que os carros possam ser movidos para cima e fixados ao piso da rampa com correntes, catracas de amarração ou correias de rodas, após o qual a rampa pode ser inclinada em qualquer direção para otimizar o empilhamento.

O transporte de veículos em caminhões cegonha trazem diversas vantagens. Por transportar diversos carros o custo é bastante reduzido (saiba mais sobre o custo de transportar um veículo). Além disso, o motorista não precisa gastar longas horas na estrada, perdendo tempo, gastando combustível, desgastando o carro e se expondo ao risco de acidentes. Considerando esses fatores (lembre-se que tempo é dinheiro), muitas vezes transportar o veiculo através de um caminhão cegonha pode ser mais barato que levá-lo diringido até o destino.

 

Faça sua cotação grátis!