Os caminhões cegonha são os principais veículos utilizados no transporte de carros. Saiba quanto custa e como funciona o serviço fornecido através desses caminhões.
Os caminhões cegonha são veículos especiais projetados especificamente para o transporte de veículos automotores, como carros, caminhões, vans e até mesmo motocicletas. Eles são reconhecíveis por sua estrutura alongada e plana, contendo duas plataformas abertas, sobre as quais os veículos são carregados e transportados.
O funcionamento dos caminhões cegonha é relativamente simples. Eles são carregados através de rampas ou guinchos com os veículos a serem transportados. Dependendo do modelo e do tamanho do caminhão cegonha, eles podem transportar até uma dúzia veículos de uma vez. Os veículos são cuidadosamente posicionados e fixados para garantir um transporte seguro.
A importância dos caminhões cegonha no transporte de veículos é significativa em várias frentes. Em primeiro lugar, eles oferecem uma solução eficiente e econômica para o transporte em massa de veículos novos das fábricas para os concessionários, permitindo que as montadoras otimizem seus processos logísticos. Além disso, são amplamente utilizados para o transporte de veículos usados de um local para outro, seja por mudança de residência, compra e venda de veículos ou qualquer outra necessidade de movimentação.
Os caminhões cegonha desempenham um papel fundamental na mobilidade e no comércio de veículos, facilitando a distribuição e o acesso a automóveis em diferentes regiões. Em resumo, os caminhões cegonha são peças essenciais na cadeia de transporte automotivo, tornando possível o deslocamento eficiente de veículos em larga escala.
O custo é uma das principais preocupações de quem está precisando transportar um veículo. Ele varia de acordo com a distância a ser percorrida, o tamanho do veículo, o valor do veículo e a necessidade de coleta e entrega.
Para saber o valor exato para transporte, é recomendável fazer um orçamento de transporte de veículos. Consulte a seção Quanto Custa Transportar Um Veículo para mais informações ou faça sua cotação grátis clicando no botão a seguir:
Os caminhões cegonha geralmente têm um design de dois andares, com ambos os decks subdivididos em várias rampas hidráulicas que podem ser inclinadas e levantadas independentemente umas das outras, podendo transportar até 11 veículos por vês. Ao contrário dos guinchos, que podem transportar veículos que não estão em operação, os caminhões cegonha normalmente não estão equipados com cabos de reboque. Eles dependem do funcionamento dos veículos para serem carregados.
O sistema hidráulico dos caminhões cegonha permite que as rampas sejam alinhadas em um declive para que os carros possam ser movidos para cima e fixados ao piso da rampa com correntes, catracas de amarração ou correias de rodas, após o qual a rampa pode ser inclinada em qualquer direção para otimizar o empilhamento.
Os caminhões cegonhas podem ser fechados, possuindo paredes como caminhões de carga convencionais (como uma caixa), o que oferece mais proteção ao custo de uma menor capacidade; ou podem ser abertos, com um design de tubos de metal, o que fornece maior capacidade.
Caminhões Cegonha são comumente utilizados para transportar carros novos das fábricas para as concessionárias e outros revendedores. No Brasil, o transporte de veículos usados é também uma grande indústria, movida por donos de carros que estão se mudando e preferem transportar o carro ao invés de dirigir, e, com o crescimento dos e-commerces, por compradores que estão adquirindo seu carro através da internet e precisam que o carro seja entregue em sua cada.
Existem algumas histórias que explicam a origem do nome "Caminhão Cegonha".
Uma delas conta que no início da popularização da industria automobilística no Brasil os automóveis eram um sonho de consumo e uma paixão dos brasileiros. E por isso muitas pessoas quando finalmente conseguiam encomendar o seu carro próprio usavam a palavra "bebê" para se referir a ele: "O meu bebê está vindo!". E por isso os caminhões que transportavam carros passaram a ser conhecidos como "Caminhões Cegonha"!
Outra afirma que o nome "caminhão cegonha" é derivado da semelhança visual entre a estrutura do veículo e o formato do bico de uma cegonha. Assim como a cegonha é conhecida por transportar os filhotes em seu bico, os caminhões cegonha são projetados para transportar outros veículos, carregando-os sobre plataformas abertas que se assemelham ao pescoço e ao bico da ave.
Ainda há uma hipótese relacionada à história do transporte ferroviário. No início do século XX, os trens de carga que transportavam veículos automotores eram frequentemente chamados de "trens cegonha". Com o tempo, quando os caminhões começaram a ser utilizados para o transporte de veículos, especialmente após a popularização das autoestradas, eles passaram a ser chamados de "caminhões cegonha". Portanto, a origem do nome também pode estar relacionada à semelhança na função de transporte com os antigos trens cegonha.
Interessante não?
Abaixo separamos algumas curiosidades sobre o transporte de veículos. Veja: