História do transporte de veículos no Brasil

A demanda por transporte de veículos surgiu junto com a indústria automobilística por volta de 1956, quando a Vemag lançou no mercado brasileiro caminhoneta derivada da família F91. Apesar disso, apenas cerca de 20 anos depois surgiram os primeiros veículos especializados em transportar outros veículos.

História do transporte de veículos no Brasil

A indústria automobilística brasileira iniciou por volta de 1956, com os primeiros modelos da Vemag sendo lançados no nosso mercado. De lá pra cá esse setor explodiu (hoje estima-se que o Brasil tenha cerca de 50 milhões de carros.

transporte de veiculos antigo

O serviço de transporte de veículos surgiu cerca de 20 anos após a indústria automobilística se estabelecer por aqui. A demanda por transporte em escala junto com o crescimento da competitividade, exigiram que as montadoras encontrassem formas mais eficientes de transportar os veículos: antes, eles eram levados um a um das fábricas até as lojas. Assim, surgiram os primeiros modelos de caminhão cegonha, que tornavam o transporte dos veículos mais rápido e barato.

Estima-se que no Brasil sejam transportados cerca de 3 milhões de veículos novos por ano. Veículos usados (de locadoras e pessaos físicas que estão se mudando por exemplo) podem chegar a 1 milhão.